SIG - Sistema Integrado gerencial

O sistema SIG é um projeto desenvolvido especificamente para fazer o gerenciamento orçamentário em instituições públicas. O sistema faz a gestão dos recursos em grupos orçamentários, dotações e centros de custos.

Possui Janelas específicas para o lançamento de Reservas, Reforço de Reserva, Anulação de Reserva, Empenhos, Reforços de Empenhos, Anulação de Empenhos, Liquidações, Lançamentos de Tesouraria, Requisições de Almoxarifado, Requisições de Compras e Remanejamentos.

Para cada usuário são definidos os níveis de acesso bem como os centros de custos que ele poderá acompanhar a gestão dos recursos.

No módulo de Requisição de Compras o sistema permite que o Departamento informe as cotações para os itens solicitados e o sistema faz todo o tratamento dos dados informando aos compradores quais são os melhores preços. Para os requisitantes eles podem acompanhar todo o andamento do processo de compra das suas solicitaçoes.

Para os Gestores do Orçamento o sistema apresenta mais de 20 relatórios que permitem facilmente a tomada de decisoes mais acertivas.
Também possui vários Relatórios Gerenciais que podem ser utilizados na auditoria realizada anualmente pelo Tribunal de Contas do Estado.

Instituto de Quimica de S.Carlos - IQSC USP
Escola de Engenharia de S.Carlos - EESC USP
Instituto de Ciencias Matematicas e Computação - ICMC USP
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- FMRP USP
Faculdade de Economia, Administracao e Contabilidade de Ribeirao Preto - FEARP USP
Centro de Energia Nuclear na Agricultura – Cena USP
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – Esalq USP
Escola de Comunicação e Artes - ECA USP
Instituto de Quimica de S.Paulo - IQ USP
Faculdade de Ciencias Farmacêuticas - FCF USP
Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB USP
Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH USP
O Sistema Integrado Gerencial – S.I.G. é uma ferramenta que está sendo muito utilizada aqui na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FEA-RP/USP visto que permite controlar todos os recursos financeiros advindos da arrecadação do ICMS, que é repassado para a USP e consequentemente para a FEA-RP, bem como os recursos obtidos mediante Receita Própria da Unidade (aluguéis, overheads de cursos de extensão etc.).

Estes recursos são destinados a diversos centros de despesas e, com os lançamentos das receitas e despesas efetuados no S.I.G., permite a obtenção e controle dos saldos atuais destes centros. Um ponto importante é que o responsável pelo recurso, seja diretoria, departamentos ou mesmo os docentes, consegue visualizá-lo pela internet, a qualquer momento.

Este sistema facilitou muito o trabalho da Assistência Financeira e do Serviço de Contabilidade da FEA-RP/USP visto que, anteriormente, todos os controles de saldos dos centros de despesas eram efetuados em planilhas de excel, o que dificultava e muito um controle mais preciso e a elaboração de relatórios para conferências e divulgações.

Quando da implantação do S.I.G. acreditávamos que a quantidade de informações a serem lançadas no sistema era muito superior ao simples controle do excel. Isto realmente era verdade, porém com a utilização do sistema tornou-se uma rotina simples de se efetuar e, principalmente com o resultado obtido, verificamos que foi uma evolução de gestão financeira substancial para a Faculdade.

Autor: Sergio Henrique Salles Paschoal - Assistente Técnico de Direção IV FEARP/USP